19 de setembro de 2010

Parque da Água Branca - precisamos garantir sua sustentabilidade!!

E vamos a mais um capítulo de desrespeito à sustentabilidade de nossa cidade e à qualidade de vida de seus moradores...

Precisamos do apoio de todos e todas!!
Informo que estive presente, como Conselheira do Cades/SVMA Região Macro Oeste 1, na reunião da ASSAMAPAB - Associação dos Ambientalistas e Amigos do Parque da Água Branca, no último sábado (18/09).
Toda a história do que vem acontecendo no parque, por conta de uma intervenção desastrosa do Governo do Estado, capitaneada pela Primeira-Dama (esposa do Governador), vem sendo divulgada pela mídia.
Informações, documentos, comentários, fotos, estão nos blog´s alimentados pelaassociaçãofrequentadores:
http://amigosdoparqueaguabranca.blogspot.com
http://parquedaaguabranca.blogspot.com
Um abaixo-assinado (ver texto abaixo) está correndo para obtenção de apoio e para inserção no Inquérito Civil instaurado pela 3a. Promotoria de Justiça do Meio Ambiente da Capital - peço que todos e todas o divulgue amplamente. Neste mesmo sábado, passamos o abaixo-assinado no evento de comemoração dos 31 anos do Parque da Previdência que vem lutando contra a proposição de se passar um túnel sob o parque (mais um descalabro), solicitando amplo apoio às demais lutas travadas na cidade, vítima de um "tsunami" de ações de parte do poder público (várias propostas "jogadas" ao mesmo tempo, o que me parece proposital: Operações Urbanas: Vila Sonia, Lapa/Bras, Água Branca dentre outras, monotrilhos, "reformas" de parques, proposição de parques tecnológicos, estádios de futebol e quetais tudo desconexo e sem a preocupação com um Plano Diretor Municipal e Metropolitano) que deixam a cidadania perplexa com o nível de irresponsabilidade no trato do espaço urbano de São Paulo, de sua sustentabilidade e da qualidade de vida de seus moradores.
Como assiná-lo?
1) No Parque da Água Branca, com vários frequentadores;
2) Você pode imprimir o formulário e coletar assinaturas. Solicite seu formulário pelo e-mail abaixoassinadoparqueaguabranca@gmail.com
3) No site abaixoassinado.org, onde foi criado um abaixo-assinado eletrônico, pelo link http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/6956
Pedimos para quem já assinou o abaixo-assinado em papel não assinar o eletrônico e vice-versa.

Abaixo-assinado em defesa do Parque da Água Branca

Os abaixo-assinados, frequentadores e amigos do Parque da Água Branca, considerando que:
- Em 1996 o Parque foi tombado pelo CONDEPHAAT, como bem cultural, histórico, arquitetônico-urbanístico, tecnológico e paisagístico, e o tombamento determina que, além de manter a vegetação original, fica proibida a diminuição dos atuais espaços cobertos por vegetação, e deve ser incentivada a ampliação dos espaços permeáveis. -O Parque da Água Branca tem uma característica singular, que o difere de todos os outros parques da capital, que é justamente a paisagem rural, meio mata/floresta urbana, meio fazenda, com frondosas árvores e belos e agradáveis jardins que se desenvolveram naturalmente e muitas aves soltas e alguns mamíferos convivendo livremente há anos com os frequentadores. -No Parque existem nascentes de grande importância ecológica que correm o risco de desaparecerem devido às condições do entorno. -Estão sendo realizadas obras em todo o Parque, pelo Governo do Estado, que impactarão no equilíbrio ecológico e o descaracterizarão.-Está previsto privatizar novas áreas do Parque, para estacionamento e praça de alimentação. -Algumas obras já estão sendo executadas, sem um planejamento amplo e integrado. -Até o presente momento, apesar de reiteradas solicitações aos gestores do Parque, não tivemos acesso ao detalhamento dos projetos, avaliações e laudos de impacto ambiental, conforme exigência explicitada no tombamento pelo CONDEPHAAT. -As alterações certamente vão influenciar o equilíbrio do ecossistema do Parque, com graves consequências para a fauna e flora.
Exigem: -Suspensão imediata das obras e ações interventoras, até que seja devidamente publicada a comprovação, por meio de laudos técnicos, de que não haverá impactos ambientais e descaracterização do Parque, sob pena de serem irreversíveis e sem possibilidades de soluções futuras. -Que seja sempre garantida a integridade dos animais que vivem no Parque. -Que os amigos e frequentadores do Parque participem efetivamente das decisões que o afetem, e possam colaborar com propostas e ações para a manutenção e conservação, necessárias e desejadas por todos.

Nenhum comentário: